Todos os importantes debates da cidade passam pela Câmara dos Vereadores. Plano Diretor Estratégico, Plano Municipal de Educação, Lei de Diretrizes Orçamentárias entre tantas outras políticas públicas.
A origem do Legislativo…
A Câmara Municipal de Vereadores de Tapiraí foi instalada oficialmente em 31 de janeiro de 1955.
A Sessão Solene de Instalação foi presidida pelo Juiz de Direito da Comarca de Bambuí José Leite Moraes, sendo que a mesma foi realizada nas dependências da Prefeitura, no Salão de Seções da Câmara.
Eleição da primeira legislatura
A eleição para a primeira legislatura da Câmara Municipal de Vereadores foi realizada no dia 3 de outubro de 1954, quando foram eleitos nove Vereadores que compuseram a primeira legislatura.Os Vereadores eleitos foram os seguintes:
- Armando de Lima
- João Alves Ferreira
- José Olímpio Coutinho
- Lázaro Lemos de Oliveira
- Lázaro Sebastião Andrade
- Odilon Flaviano de Araújo
- Pedro Garcia Primo
- Severino José Catlla
- Vicente Teixeira de Andrade
Em 31 de janeiro de 1955, os nove primeiros vereadores, o primeiro prefeito e o primeiro vice-prefeito tomaram posse. A Câmara de Tapiraí, em sua 1ª Legislatura, juntamente com o Poder Executivo, passou a criar condições para consolidar a autonomia do recém criado município de Tapiraí.
Assim, foi aprovado o orçamento e criado um quadro de funcionários públicos para o Executivo, a fim de possibilitar o funcionamento dos órgãos da administração.
A Mesa Diretora da Primeira Legislatura ficou assim composta:
- PRESIDENTE: José Olímpio Coutinho
- VICE-PRESIDNETE: Armando de Lima
- SECRETÁRIO: Severino José Catella
A primeira sessão ordinária foi realizada em 8 de fevereiro de 1955. Na ocasião, procedeu a votação das comissões que ficaram assim constituídas:
- Comissão de Finanças, Justiça e Legislação
- Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio
- Comissão de Viação e Obras Públicas
- Comissão de Educação e Saúde
Comissões Especiais:
- Comissão para o Código Tributário
- Comissão Organizadora do Ante Projeto do Regimento Interno
Primeiras ações
Em 15 de abril de 1955, aconteceu a primeira Reunião Extraordinária da Câmara de Tapiraí, mas não teve quorum, sendo convocada outra para o dia 30 de abril, para a elaboração do Regimento Interno da Câmara e votação do orçamento do município.
Em 30 de abril de 1955, realizou-se a 2ª Reunião Extraordinária da Câmara com a presença de todos os vereadores. Na ordem do dia, foi aprovado, em 1ª discussão, o Regimento Interno da Câmara, o subsídio do prefeito, do vice-prefeito e vereadores. Ainda foi aprovada ajuda de custo aos vereadores para o transporte e estadia no valor de Cr$ 120,00, além de sete Projetos de Lei, criando os serviços administrativos e a organizando o quadro de pessoal do Executivo; autorizando aquisição de imóveis para a construção do grupo escolar e abrindo crédito especial de Cr$ 10.000,00; criando uma Escola Rural no lugar denominado Caatinga neste município; adesão aos convênios de estatística; inscrição de servidores e operários municipais no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais e criando o serviço especial de estradas e caminhos, a fim de que o município possa ser beneficiado com a quota do fundo rodoviário nacional.
O Regimento Interno da Câmara e o orçamento do município para o ano de 1956 foram aprovados nas reuniões extraordinárias do dia 29/7 e 30/11 de 1955, respectivamente.